O Novo RH

Sua Nova Escola de People Analytics

Advocacia de Pessoas

A habilidade de “Advocacia de Pessoas” está ligada diretamente com a cultura organizacional. Advocacia deriva da etimologia da palavra advogado, que quer dizer defensor e nesse sentido, essa habilidade tem como um de seus papéis criar uma cultura interna forte, tirando o melhor proveito das pessoas e agindo como vencedor, tendo também uma expertise em comunicação.

É papel fundamental da área de gestão de pessoas e da liderança tirar o melhor proveito de todos os seus empregados e construir um ambiente multidisciplinar. Dessa forma, todos contribuem com habilidades e interesses diferentes em prol de um objetivo comum.

No dia a dia, sabemos que é um desafio construir equipes diversas, com habilidades distintas. Uma missão fundamental do profissional de RH que possui ou deseja desenvolver essa habilidade é o desafio de ser parceiro dos gestores de áreas/equipe e desenvolvê-los para a construção de times multidisciplinares. De modo geral, grande parte dos gestores cai na tentação de querer contratar pessoas “iguais” a ele, pois acreditam que só assim podem gerar engajamento e entregar o resultado planejado.

Em conjunto com a liderança, é papel da área de RH ser o “guardião da cultura”, mas ter a habilidade de advocacia de pessoas é primordial, para que o profissional tome o papel de “construtor da cultura” e nesse sentido, trabalhar para moldar continuamente aquilo que é desejado.

A famosa frase “a cultura engole a estratégia no café da manhã” de Peter Drucker, nos mostra que a essência da empresa prevalece sobre qualquer estratégia e essa essência está ligada também aos moldes representados pelas lideranças.

Então, se você realmente deseja que seus resultados organizacionais sejam alcançados e sua organização amadureça em gestão, processos e produtividade, é indispensável que você tenha um olhar mais cuidadoso para a cultura organizacional.

Para saber mais desse conceito do profissional de RH perfil T, se liga nos outros tópicos.

Perfil T, Alfabetização de Dados, Proficiência de Negócios, Integração Digital,

 

Compartilhe nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

artigos relacionados

Advocacia de Pessoas

A habilidade de “Advocacia de Pessoas” está ligada diretamente com a cultura organizacional. Advocacia deriva da etimologia da palavra advogado, que quer dizer defensor e

LEIA MAIS

ERNANDYS ALVES

Tenho 36 anos, sou formado em Administração de Empresas pela UniCerrado e cursei MBA em Gestão de Pessoas por Indicadores no IPOG.

Posts recentes
Me acompanhe nas redes sociais

Me siga no Instagram

Me acompanhe no Linkedin

Inscreva-se no Canal