O Novo RH

Sua Nova Escola de People Analytics

Alfabetização de Dados

Chegou a hora de falarmos da primeira habilidade essencial para esse novo tempo segundo o conceito do Profissional Perfil T.

Amada por alguns, evitada por outros, a afamada Alfabetização de Dados.

Falaremos de todas as habilidades essenciais do Profissional de RH Perfil T, mas se você ainda não leu os nossos posts anteriores sobre o assunto, clique aqui para ler o conceito do profissional perfil T e aqui para ler sobre o eixo horizontal e obter a melhor compreensão dessa jornada.

Vamos juntos? Bora!

Quando falamos de ALFABETIZAÇÃO DE DADOS, estamos indo de fato ao sentido literal da expressão. Você pode não se lembrar porque era pequeno, mas assim como o processo de alfabetização no começo é demorado e dolorido, assim também é na alfabetização de dados.

Essa habilidade consiste na capacidade de ler, interpretar os dados e realizar ações de acordo com as informações resultantes da análise feita.

Os números sempre estiveram presentes em nossa vida, independente de gostarmos deles ou não. Nas suas atividades mais corriqueiras e básicas do dia a dia, você se depara com a necessidade de analisar cenários e situações, ou seja, analisar dados para tomar uma decisão e quando isso é baseado em dados relevantes e mensuráveis, você tem argumentos para se convencer de que a decisão tomada foi a mais acertada possível.

Um exemplo básico e clássico, é quando uma pessoa entra no carro para ir ao trabalho. Antes mesmo de ligar o veículo, na primeira volta da chave você se depara com várias luzes no painel, várias informações que se você não tiver a noção básica do que significam, poderá trazer sérias consequências, desde estragar o carro ou até mesmo um acidente.

Parece besteira isso, mas é a realidade. Naqueles poucos segundos você terá várias informações que precisará saber ler, interpretar e aí sim, seguir com a ação. Pensa comigo, você arriscaria sair com o carro sem saber se o combustível é suficiente para sua necessidade, se os pneus estão calibrados, se óleo está no nível correto, se o freio de mão está acionado?

Os dados, já são uma ferramenta determinante para indicarmos como fazemos e gerenciamos negócios. Quando nós, profissionais de RH paramos um pouco para observar o cotidiano em outros departamentos dentro da nossa empresa, vamos notar fatos que antes ignorávamos por falta de conhecimento, por não ter tempo ou até mesmo interesse em entender um pouco mais.

É só olharmos em volta, por exemplo, o Departamento de Marketing. Ao criar uma campanha de vendas, são analisados vários dados e diferentes cenários, leva-se em consideração o comportamento do consumidor, região, momento atual, produto, estoque, cenário econômico, período do mês e/ou ano e poderíamos citar muitos outros fatores aqui.

Uma campanha tem sucesso por vários fatores que foram analisados antes do momento de lançar a peça.

O Departamento Financeiro, para fazer suas provisões de pagamento, precisa verificar o caixa operacional, previsão de entrada, saída, inadimplência e por aí vai.

Temos esses e outros exemplos comuns no mundo dos negócios em que a análise de dados é fundamental para o sucesso do negócio.

Enquanto a área de RH não for orientada por Dados, ela pode ser vista como um departamento de indicadores sem credibilidade e cheia de “palpiteiros com seus achismos”, abre brecha para que outras áreas digam como as coisas devem ser feitas e mais, como eles se achando especialistas da área.

Mesmo que você ainda não goste, essa já é e será ainda mais num futuro bem próximo, a habilidade que garantirá a sobrevivência para quem deseja ter seu trabalho considerado relevante e reconhecido na área de RH.

Nos conte aqui embaixo como está sendo jornada aqui no O NOVO RH.

Compartilhe nas Redes Sociais!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

artigos relacionados

Advocacia de Pessoas

A habilidade de “Advocacia de Pessoas” está ligada diretamente com a cultura organizacional. Advocacia deriva da etimologia da palavra advogado, que quer dizer defensor e

LEIA MAIS

ERNANDYS ALVES

Tenho 36 anos, sou formado em Administração de Empresas pela UniCerrado e cursei MBA em Gestão de Pessoas por Indicadores no IPOG.

Posts recentes
Me acompanhe nas redes sociais

Me siga no Instagram

Me acompanhe no Linkedin

Inscreva-se no Canal