O Novo RH

Sua Nova Escola de People Analytics

A muleta da desculpa verdadeira

A muleta da desculpa verdadeira.

A maioria de nós possui ou possuiu uma muleta da desculpa verdadeira em algum momento da vida.

Na vida pessoal deixamos de fazer várias coisas por estarmos fazendo outras tão boas e importantes.

Deixamos de fazer ou começar um novo projeto de vida, seja ele para melhorar nossa vida familiar, saúde física, espiritual, financeira dentre tantos outros motivos pelo simples fato de estarmos fazendo uma outra coisa que também é importante. É justamente aí que fica a “muleta da desculpa verdadeira”.

No ambiente corporativo essa prática parece mais comum do que imaginamos.

Quantas entregas importantes você não realiza porque está em outro projeto e esse foi um “direcionamento estratégico da diretoria”?

Geralmente acontece assim: Você começa um novo projeto, seja um novo produto, revisão de um processo, elaboração de orçamento, implantação de um sistema etc. Em linhas gerais existe um cronograma e indicadores para medir eficiência e/ou eficácia. Na maioria das vezes o problema está em não medir nada e o prazo se arrastar por meses e meses, até se transformar em um ciclo vicioso que nunca tem fim.

De repente um novo projeto precisa ser iniciado, mas como você está em um outro que o prazo não foi cumprido e quem deveria cobrar e olhar para isso não o fez, você fica em uma situação complicada.

Existe uma outra atividade pendente que impede sua dedicação com afinco para a realização desse novo projeto ou até mesmo os projetos anteriores que ainda precisam ser finalizados.

É justamente isso que vira a MULETA DA DESCULPA VERDADEIRA, seja da nossa parte, seja da parte de alguém externo (em outra área ou até externo a empresa).

O ruim é que no mundo corporativo isso quase não é acompanhado de perto, chega ao final de um período, só uma parte do que deveria ser realizado foi entregue e ainda há uma grande propaganda em cima de tudo isso, muitos celebram, comemoram, recebem prêmio, etc mas no final não se cumpriu tudo o que estava programado e qual o motivo? A MULETA DA DESCULPA VERDADEIRA, pois entraram “novos projetos” e do dia para a noite viraram prioritários.

Quase sempre haverá um motivo “justo” para essas situações. Porém se elas fossem acompanhadas de perto, novos cominhos poderiam ser traçados para e evitassem que se cumpra o que foi acordado.

Ser líder também é evitar que muitas MULETAS DE DESCULPA VERDADEIRA aconteçam em nosso dia a dia. Podemos pegar as muletas e transformar em degraus e construirmos uma escada.

Nem tudo está no nosso controle, mas o que está, nós podemos e devemos agir de forma diferente.

Já viu ou ouviu isso antes?

Compartilhe nas Redes Sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

artigos relacionados

Advocacia de Pessoas

A habilidade de “Advocacia de Pessoas” está ligada diretamente com a cultura organizacional. Advocacia deriva da etimologia da palavra advogado, que quer dizer defensor e

LEIA MAIS

ERNANDYS ALVES

Tenho 36 anos, sou formado em Administração de Empresas pela UniCerrado e cursei MBA em Gestão de Pessoas por Indicadores no IPOG.

Posts recentes
Me acompanhe nas redes sociais

Me siga no Instagram

Me acompanhe no Linkedin

Inscreva-se no Canal