A expressão Proficiência em Negócios, pode remeter em um primeiro momento, há algo complexo e distante, mas isso é apenas impressão.
A segunda habilidade essencial a se desenvolver ou aprofundar do eixo horizontal, está relacionada diretamente ao conhecimento do negócio.
Se você ainda não leu nossos primeiros artigos, segue aqui os links 🙂
Definição e conceito: Profissional T https://lnkd.in/dgfkQ-P8
1ª Habilidade eixo vertical: “Área especialista” https://lnkd.in/dMPmvQUA
1ª Habilidade eixo horizontal: Alfabetização de dados https://lnkd.in/dZKb5_E5
Voltando a proficiência de negócio.
Essa habilidade, tem por objetivo a capacidade de traduzir o propósito, a missão e os objetivos do negócio em estratégia, posicionando as políticas e atividades de RH para melhor atender aos interesses da ORGANIZAÇÃO.
Como profissional de RH, você precisará adquirir a habilidade de conhecer DE negócios e DO negócio ao qual você trabalha.
Um bom clima organizacional é fundamental para saúde mental e produtividade no trabalho, porém a área de RH precisa dar um passo além das ações motivacionais internas com foco no empregado. É fundamental, termos a consciência de que as empresas existem para satisfazer clientes, seus donos e/ou acionistas.
Para que isso aconteça, o profissional de RH precisa desenvolver a compreensão do negócio com uma visão ampla do todo e poderá começar por saber quem são seus clientes, o que a empresa faz, o que vende, quem são os acionistas, seu Market Share, os principais concorrentes e as maiores ameaças do mercado em que atua.
Quando você, Profissional de RH, conhecer tudo isso, terá clareza e conseguirá ser estratégico e assertivo diante do desdobramento dos objetivos da empresa e fazer de fato o papel de parceiro de negócio.
Proficiência em negócio é diferente de ser secretário(a) de diretor ou mensageiro, aquele que só leva problemas para a área de RH sem analisar todo o contexto.
Um profissional de RH com visão de negócios, cria vantagens competitivas por meio de sua compreensão da Organização, no mercado e cenário que estão inseridos, além de atender satisfatoriamente clientes finais e todas as outras partes interessadas. E o mais importante, alinha as atividades de RH com as prioridades do negócio, equilibrando os interesses conflitantes para impulsionar a eficácia organizacional. Dessa forma, fornece uma contribuição estratégica, muito significativa para o negócio.